Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

Agenda

Terra(s) de Sefarad

ENCONTROS DE CULTURAS JUDAICO-SEFARDITA

15 a 18 Jun '17
Terras de sefarad 1 980 2500


TERRA(S) DE SEFARAD – ENCONTROS DE CULTURA JUDAICO-SEFARDITA

Em pleno século XXI, o inegável contributo histórico e cultural dos judeus portugueses acentua a necessidade de recuperar memórias e de preservar uma identidade de mais de dois mil anos, remetendo para o futuro o património material e imaterial desta herança.
Com o propósito de dinamizar a investigação, de preservar e de partilhar essa identidade religiosa e cultural, Bragança acolhe, de 15 a 18 de junho, o “Terra(s) de Sefarad: Encontros de Culturas Judaico-Sefarditas”.
Este evento internacional conta com um programa diversificado que integra um congresso, exposições, concertos, cinema e muitas outras atividades, contando já com a presença de vários nomes de referência.

PROGRAMA:

Exposições

15.06 – 15.09.2017
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais:
Dvora Morag, artista Israelita, apresenta “Disruptive Order” numa exposição e instalação em arte têxtil contemporânea.
Graça Morais, artista transmontana, apresenta um conjunto de obras da sua série “O Medo”.

Centro de Fotografia Georges Dussaud:
Georges Dussaud, França. Exposição de Fotografia da sua coleção sobre os rituais, o quotidiano, os ofícios, a paisagem de Bragança, muitos deles ligados aos rituais sefarditas.
Orlando Ribeiro (CEG), Portugal. Exposição de trabalho artístico, documental e/ou científico (geografia) com base em registos fotográficos sobre o território de Trás-os-Montes.

Museu Abade de Baçal:
“Quando as periferias são centros: a indústria de tecelagem e das sedas”
Exposição documental e etnográfica com base na produção e indústrias da seda, na época de auge da exploração setecentista.

Centro Ciência Viva:
Exposição e atividades – serviço educativo – sobre estórias de personalidades ligadas à ciência e cultura Sefardita como por exemplo, Dr. Mirandela, Jacob e Castro Sarmento, Jacob Rodrigues de Pereira (referenciados na exposição do CICS).
Mostra de Cinema Judaico

15 – 16.06.2017
Jardim Centro Arte Contemporânea Graça Morais
Cinema ao ar livre às 22h
Mostra de cinema judaico-sefardita
documentários e curtas + ficção – em estreita colaboração com a JUDAICA – Mostra de Cinema (Lisboa) e com curadoria de Elena Piatok, diretora.

Congresso Internacional

15 – 17.06.2017

Auditório do Teatro Municipal de Bragança, Auditório C. C. Adriano Moreira, Auditório Paulo Quintela
“Identidade e Memória Sefardita: História e Atualidade”
Pretende-se, assim, colocar a cidade enquanto centro incontornável da reflexão sobre a memória e o património judaico em Portugal e em todo o Norte da Península Ibérica.


Mercadinho Kosher

18.06.2017 10-19h

Praça da Sé
Um dos campos mais sólidos de desenvolvimento económico imediato no campo do mundo sefardita é, obviamente, o da comida kosher certificada.
Produtos Kosher – Turismo Cultural e Criativo (divulgação das rotas + aldeias + serviços) – Welcome to Bragança (dirigido a descendentes sefarditas…) – Animação teatral de rua
Música Sefardita

Jardim Centro Arte Contemporânea Graça Morais
15.06.2017, 20h
Herança Longínqua duo
Após inauguração das exposições e no término do percurso pela “Rua dos Museus” será realizado um concerto íntimo, com voz, violoncelo e percussão, numa criação de canções sefarditas, com Magna Ferreira (voz e percussão) e Jed Barahal (violoncelo).

Castelo de Bragança
17.06.2017, 22h30m
Yasmin Levy
Cantora e artista Israelita, “a extraordinária intérprete de música Ladino, que com grande dramatismo produz ecos do fervor do Flamenco Espanhol, Tango Argentino e do “blues” do Fado Português.”
Entrada (5,00€). Bilhetes à venda na TicketLine, FNAC, Worten e Loja Interactiva de Turismo de Bragança (+351 273240020)