Passar para o Conteúdo Principal

A ARTE DE VER - WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

19 a 20 Mai '12
30 1 980 2500

Com o advento da tecnologia digital, a fotografia conheceu um impulso sem precedentes na sua história. Hoje, a capacidade de captar imagens com diferentes tipos de aparelhos – de telemóveis a sofisticadas reflex – está amplamente disseminada, permitindo, mais e melhor do que nunca, a imediata transmissão e impressão dos resultados com total autonomia. Porém, é curioso verificar que toda esta abundância e aparente facilidade de meios em nada veio alterar a premissa essencial ao ato fotográfico: a arte de ver.

A capacidade de destilar visualmente uma paisagem, de detetar um ínfimo pormenor num objeto, de se deixar deslumbrar pela luz dourada numa tarde de inverno, ou de antecipar uma expressão feliz num rosto enrugado decorre da interpretação e tradução estética individuais - ingredientes mágicos e insubstituíveis que continuam tão pertinentes hoje como no dia em que a fotografia foi inventada.

Neste workshop, os participantes serão guiados por projeções e obras de diversos autores, de forma a entender a interação entre técnica, estética e visão pessoal, e terão oportunidade de aplicar esses princípios num dia de campo integralmente dedicado à captação fotográfica.

Tudo para que possa desenvolver uma sensibilidade fotográfica própria: a sua arte de ver.