Passar para o Conteúdo Principal

A ARTE DE VER

04 a 05 Jun '11
41 1 980 2500

Com o advento da tecnologia digital, a fotografia conheceu um impulso sem precedente na sua história. Hoje, a capacidade de captar imagens com diferentes tipos de aparelhos – de telemóveis a sofisticadas reflex – está amplamente disseminada permitindo, mais e melhor do que nunca, a imediata análise, transmissão e impressão de resultados com total autonomia. Porém, é curioso verificar que toda esta abundância e aparente facilidade de meios em nada veio alterar a premissa essencial ao acto fotográfico: a arte de ver.

E não surpreende. Porque a capacidade de destilar visualmente uma paisagem, de detectar um ínfimo pormenor num objecto ou de se deixar deslumbrar pela luz dourada numa tarde de Inverno, tem tanto a ver com máquinas como a criação de um pintor tem a ver com o pincel. Essa “inspiração” é algo que decorre de uma interpretação meramente individual - uma complexa teia de sentimentos e vivências tão díspares quanto as próprias personalidades dos observadores - algo que está muito para além do simples acto de olhar, porque em fotografia, como noutras formas de arte, “olhar” e “ver” sempre estiveram a um universo inteiro de distância.

Neste workshop, o olhar do participante será guiado progressivamente através de elucidativos portfolios, de forma a estimular o sentido de observação e a criatividade, sem esquecer o domínio das ferramentas básicas. Tudo para que possa desenvolver uma sensibilidade fotográfica própria. A sua arte de ver.

PROGRAMA:

Sábado, 4 de Junho

 09:30: APRESENTAÇÃO

 10:00: A INFLUÊNCIA DO EQUIPAMENTO

  • Câmaras e objectivas

  • Acessórios

11:00: TÉCNICA FOTOGRÁFICA

§  velocidade e abertura

§  focagem e profundidade de campo

12:30: Pausa para almoço

14:00: AS REGRAS DE SEMPRE

§  A luz como factor decisivo

§  Originalidade na composição

§  A perspectiva

16:00: O PROCESSO CRIATIVO

§  O ensaio fotográfico

§  Cor versus P&B

§  Os não-clichés

Domingo, 5 de Junho

 09:30: AULA PRÁTICA

 12:30: Pausa para almoço

 14:00: ANÁLISE DE OBRAS FOTOGRÁFICAS: TRÊS CASOS DISTINTOS

 16:30: AS TEMÁTICAS

 

Destinatários

Qualquer pessoa que goste de fotografia e pretenda aprofundar os aspectos criativos, independentemente da experiência, temáticas preferidas e tipo de equipamento que possua. A participação de principiantes está prevista, com a introdução no programa de noções básicas sobre equipamento e técnica fotográfica.

Número de Participantes

Com vista a assegurar o sucesso individual, estabelece-se em 15 o número máximo de inscrições.

Material do participante

Os participantes deverão trazer o equipamento que utilizam habitualmente (máquina e/ou objectivas) ou aquele com que pretendem vir a trabalhar, não havendo qualquer restrição em relação ao tipo: poderão ser câmaras compactas ou reflex, de película ou digitais.

Material fornecido

Será distribuído um manual individual de apoio.

Preço

90 Euros

Condições

A inscrição só será garantida após pagamento de um depósito de 50%. Restante pagamento deverá ser feito até uma semana antes do início da actividade.

Informações

António Sá ou Ana Pedrosa

tel.: 273 326 290 / 960 237 459 / e-mail: info@antoniosa.com