Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

Agenda

RETORNO - INSTALAÇÃO

30 Jun '18 a 23 Set '18
Ap 2 cacbgm jacinta  e carlos1 1 980 2500

RETORNO - INSTALAÇÃO

A obra explora a ideia duma teia que se ajusta ao espaço e a um retorno. O retorno enquanto regresso à natureza, na procura ininterrupta de um pensar que cruze ciclos e ritos, num objeto que se edifica pela repetição de elementos, estendendo-se numa malha que reconfigura o espaço num organismo vivo.
Constrói-se, não sobre a ideia de eternidade mas, sob um processo visível e metamorfósico da vivência dos autores numa aldeia de Trás-os-Montes, que os envolve num processo amplo e significativo das suas vidas.
A influência desta experiência marcada pelo território conduz esta obra para uma linguagem onde se expressa a ideia de transferência e do significado dos ciclos produtivos. Ao espectador é proposto ser um elemento agregado à obra no momento de observação do trabalho pela experiência de um objeto de sentar que o eleva desabrigado sobre as árvores que o norteiam.
Edificou-se um caminho, configurou-se um espaço, num exercício que procura o diálogo entre o natural e o construído, tateando os limites duma obra efémera. Depois vem o silêncio sem retorno.

Projeto de Carlos Costa e Jacinta Costa