Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Youtube adicionar aos favoritos RSS Partilhar imprimir

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

EDGAR MARTINS

THE TIME MACHINE

2012/06/30 a 2012/09/30
Edgar martins 1 980 2500

 

O trabalho de Edgar Martins regista, de modo dominante, interiores de barragens (corredores, túneis e poços, maquinaria vária, salas das máquinas e salas de comando, quadros de controlo, ferramentas de trabalho, feixes de cabos, etc.) e acrescenta-lhes alguns momentos de disrupção, através de algumas escassas imagens dos canais ou lençóis de água que, no interior, alimentam toda a produção elétrica.
Ao pensar as opções de título para o seu trabalho, o artista, procurou encontrar sentido produtivo em The Time Machine e experimentou ainda o enriquecimento desse sentido num complemento de título para esta série como “An Incomplete and Semi-Objective Study of Hydropower Stations”.
A primeira hipótese revela-nos a operação temporal a que estas fotografias procedem: “máquinas do tempo”, são não só as máquinas das centrais hidroelétricas (seus acessórios tecnológicos e espaços arquitetónicos onde se inserem) são também as câmaras fotográficas com que regista e fixa o tempo das outras máquinas.
A segunda hipótese de título indica que estas fotografias (que aceitam o carácter sempre incompleto de qualquer levantamento) revelam um carácter “semi-objectivo”, ou seja, que são pensadas como imagens estéticas e não como documentos históricos. (…)

Comissário: João Pinharanda
Produção: Fundação EDP
                 Câmara Municipal de Bragança
                 Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

unnamed__7_
unnamed__2_
lindoso_control_room__lr_
alto_rabagao_busbar_shaft__lr_
screw_for_lifting_the_cover_off_the_distributor_ring
56mm_open_end_spanner__custom_made_tool_