Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Youtube adicionar aos favoritos RSS Partilhar imprimir

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

Graça Morais distinguida com o Doutoramento Honoris Causa pela UTAD

11 Mai '22
278321596 640875077277511 8719924244708635219 n 1 980 2500

«A pintora Graça Morais vai ser distinguida com o grau Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
“O enorme prestígio da pintora” e a” expressão universal da sua obra” justificam a atribuição deste título honorífico, a que se junta “a sua forte ligação ao território e às gentes Trás-os-Montes e Alto Douro”, considera Emídio Gomes, reitor da UTAD.

“Na matriz da sua #pintura, a identidade #transmontana cruza-se com uma visão crítica e #humanística do mundo. A mesma visão – que parte do local para o global – que incutimos nos nossos estudantes. Numa academia que se pauta pelos valores #humanistas e que promove o pensamento crítico, só podemos esperar que os nossos estudantes se tornem cidadãos do mundo e com espírito livre”, sublinha Emídio Gomes.

A cerimónia terá como palco a Aula Magna da UTAD, dia 11 de maio. Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, será o padrinho da pintora agraciada, cujo percurso profissional será elogiado pela professora universitária Raquel Henriques.

Aos 74 anos, Graça Morais tornar-se-á na segunda mulher a ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa pela UTAD, depois de, em 2018, ter sido atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.

Graça Morais nasceu em 1948 em Vieiro, Trás-os-Montes, tendo estudado pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. No fim dos anos 70, a pintora viveu em Paris, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1997, foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Graça Morais mantém ainda hoje um 'atelier' na aldeia onde nasceu.»

#UTADTV #UTAD

texto e fotografia retirado da página facebook "UTAD TV"