Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Youtube adicionar aos favoritos RSS Partilhar imprimir

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

JULIÃO SARMENTO

75 FOTOGRAFIAS, 35 MULHERES, 42 ANOS

2011/07/08 a 2011/10/09
Julia o sarmento 1 980 2500

 

Desde o início da sua carreira que a representação da mulher – do corpo, as suas poses e gestos, potencialmente como expressões do desejo e da sugestão erótica – tem-se constituído como um dos temas recorrentes do imaginário artístico de Julião Sarmento. Embora o seu trabalho seja marcado pela utilização de diferentes modos de produção artística (pintura, desenho, fotografia, escultura, vídeo), é interessante notar que a prática do retrato tem estado preferencialmente associada ao exercício do fotográfico. Esta exposição confirma e permite perceber melhor essa inclinação: são 75 retratos fotográficos (maioritariamente inéditos) realizados pelo artista desde finais dos anos 60 até à actualidade. Incluem-se registos de carácter pessoal e íntimo, passando por imagens de características mais informais, espontâneas e lúdicas, até fotografias que sugerem intenções estéticas e conceptuais que nos remetem, inevitavelmente, para o seu trabalho artístico.

Com efeito, este diálogo aberto e articulado entre a dimensão experiencial e experimental da fotografia permite discernir um território de deambulações criativas que, de algum modo, prefigura o retrato como uma espécie de antecâmara da própria produção artística de Julião Sarmento. É um conjunto sintomaticamente heterogéneo, que exibe diferentes entendimentos e conexões entre as imagens das mulheres e a natureza documental, performativa e metafórica da fotografia. Assim, por entre as suas vertentes mais espontâneas e quotidianas, até às tendências e linguagens do retrato ‘culto’ e artístico, esta exposição procura também potenciar uma reflexão sobre o próprio género do retrato, sobre os seus limites e sobre as suas múltiplas derivações formais e discursivas.

Comissário: Sérgio Mah
Produção: Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva | Centro de Arte Contemporânea Graça Morais / Câmara Municipal de Bragança

juliao_sarmento_4
juliao_sarmento_8
juliao_sarmento_7
image32a
image11
image33
image13