Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Youtube adicionar aos favoritos RSS Partilhar imprimir

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

NÓS NA ARTE

TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE E ARTE CONTEMPORÂNEA

2012/05/18 a 2012/09/30
5 1 980 2500

 

Agregando em rede os principais equipamentos culturais de Trás-os-Montes e Alto Douro, como o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, os museus do Douro, Lamego, Côa, Abade de Baçal e o Mosteiro de Salzedas, esta exposição resulta de uma iniciativa do Museu da Presidência da República e reúne centena meia de tapeçarias de Portalegre e cartões originais para tapeçaria, alguns inéditos, provenientes de várias coleções públicas e privadas.

Apesar de cada um destes núcleos permitir uma leitura autónoma, a junção dos seis espaços dá conta da riqueza e da diversidade deste património produzido ao longo de décadas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, afirmação de uma especificidade cultural e testemunho da capacidade de inovar na tradição. O discurso expositivo, ao mesmo tempo que ilustra os mais de 60 anos de atividade da Manufatura de Portalegre, percorre os momentos mais significativos da história da arte contemporânea.

Graça Morais é, entre mais de duas centenas, uma das artistas a ver produzidas pelas tecedeiras de Portalegre um conjunto significativo de obras, reunidas pela primeira vez, juntamente com os cartões originais, nesta exposição. A mostra integra ainda um tear original, que atualmente apresenta o início da produção de uma tapeçaria de Graça Morais, a "Anunciação", desenhos técnicos e outros materiais associados à técnica da tecelagem.

Organização: Museu da Presidência da República / Museu de Tapeçarias de Portalegre
Parceiros: Centro de Arte Contemporânea Graça Morais / Museu do Abade de Baçal, Museu do Côa, Museu de Lamego, Museu do Douro, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

gm_nos_samyang_1458_pt
gm_nos_1516
gm_nos_1531
gm_nos_1534
gm_nos_samyang_1461_pt
gm_nos_1499
gm_nos_obras_0713