GRAÇA MORAIS - OBRAS ESCONDIDAS, OBRAS ESCOLHIDAS
São milhões de seres humanos que migram em busca de um futuro melhor.
Fugidos das guerras, de genocídios, do terrorismo, de catástrofes naturais, lutando numa cruzada contra a fome, a doença, as injustiças sociais e as perseguições políticas.
É através destes desenhos e pinturas que faço uma reflexão profunda sobre a luta e a resistência de mulheres e homens que procuram o seu lugar seguro na Terra.
Graça Morais, 2012
Comemoramos 50 anos de carreira da pintora Graça Morais, figura ímpar no panorama artístico português. A Exposição Graça Morais – Obras Escondidas, Obras Escolhidas é celebração de um percurso de força e talento na abordagem às grandes causas, tantas vezes escondidas da espuma mediática. Expõem-se obras conhecidas e inéditas, pontuando os grandes temas que marcam a sua carreira, manifesto e defesa da dignidade, do respeito e da capacidade de quem os não pode reivindicar. São exemplo as séries As Sombras do Medo, ou A Caminhada do Medo, tornando-se visível o que se encontrava escondido: obras maravilhosas com temas que nos questionam e inquietam. Noutro sentido e em outras séries e obras, reiterando o caráter universal da carreira de Graça Morais, celebra-se a vida no que esta tem de solar e seminal, certeza de novos começos e desenvolvimentos.
António Meireles
Coordenador Artístico do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais