Passar para o Conteúdo Principal
menu
Facebook Youtube adicionar aos favoritos RSS Partilhar imprimir

Logotipo Centro de Arte Graça Morais

Graça Morais - A Natureza e a Graça

2025/02/15 a 2025/06/15

A Natureza e a Graça

 

Com esta exposição desejo partilhar obras que são o testemunho da minha ligação à natureza. Este é o mundo das pequenas coisas. É o universo singular das plantas, dos animais, dos objectos, dos humanos que sempre influenciaram a minha vida pessoal e sensível.

Tenho consciência de que tudo está ligado a tudo. Estas obras resultam das minhas emoções, pensamentos, memórias carregadas de beleza.

Ao encontrar na terra uma enxada velha e abandonada, trago-a para a minha pintura porque ela representa um tempo oposto ao mundo da perfeição das máquinas e à robotização que se aproxima e domina a vida dos nossos dias.

Quando desenho e pinto as cerejas, as uvas, os tomates, as azeitonas, as perdizes, dou-lhes um novo sentido.

Nas minhas curas de silêncio e solidão, faço um inventário de uma história colectiva, através destes registos.

Sinto-me habitada pela Natureza, que me proporciona tanta felicidade na sua obediência aos ciclos das estações do ano, mas também sinto o medo quando esta se revolta e traz a destruição e o caos ao mundo.

Considero que a Arte pode ajudar a Humanidade a enfrentar com coragem as situações de guerra e da ameaça dos desastres climáticos que nos trazem tanto sofrimento.

Graça Morais 2025

 

“A Natureza e a Graça” é uma exposição luminosa e seminal, revelando o que a Pintora Graça Morais e a Natureza têm de solar e de demanda persistente da felicidade.

Graça Morais pinta uma Natureza em graça, a do ciclo da vida em permanente geração e renovação. Promessa cumprida de semente que germina, mesmo que as condições sejam difíceis. Assim é a Natureza. Assim é a Pintora. Forças matriciais que nos surpreendem e deslumbram pelas suas criações, nunca fins em si mesmas, mas sementes de muitas outras germinações.

Esta exposição apresenta sobretudo obras inéditas. Com alguns anos, algumas. Recentes, muitas. Surpreendentes todas as obras, pelo virtuosismo e pela expressão viva, brilhante e inovadora, chegando até à abstração, raríssima na obra da Pintora. Mostrando que, como a Natureza, Graça Morais não cabe em limites fechados e fazendo o convite para que cada visitante encontre a sua Natureza e a Graça.

António Meireles

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Coordenador Artístico